Pular para o conteúdo

Blog

Dicas para gestores de escolas terem um bom retorno das aulas!

Economia_Energia

Recepcionar os estudantes e marcar presença nas salas de aula e na porta da unidade são formas de acompanhar o retorno de todos e garantir um bom início de semestre.

Essas e outras dicas estão na lista preparada pelo Centro de Planejamento e Gestão do Quadro do Magistério de São Paulo para auxiliar os gestores na volta às aulas. “Esperamos que esse seja um semestre produtivo e desejamos que as expectativas de todos sejam realizadas”, afirma a instituição.

Veja quatro ações fundamentais, executadas pelos gestores, que fazem toda a diferença nessa volta às aulas:

1) A acolhida a todos os membros da comunidade escolar e local é muito importante, portanto, não se esqueça de marcar sua presença perante os professores, alunos e pais;

2) A apresentação de novos educadores é fundamental para que se sintam pertencentes ao grupo;

3) Os espaços escolares devem estar limpos e organizados;

4) Revisite as normas de convivência com alunos e professores, contidos no Regimento Escolar.

Fonte: educacao.sp.gov.br

sinalizadores

Atenção síndico, otimize sua rotina!

Por ter como missão manter o bom funcionamento de um edifício, atendendo às demandas dos moradores, cumprindo as obrigações legais, e garantindo a resolução de eventuais conflitos, ser síndico é uma grande responsabilidade. Em meio a tantas responsabilidades somadas as atividades pessoais e profissionais, sua rotina de administração pode ficar comprometida, gerando dificuldades de gestão.Como resultado, leva-se mais tempo e é preciso empenhar ainda mais esforços para executar todas as tarefas necessárias a uma boa administração. Melhor evitar esse cenário, não concorda? Confira algumas dicas podem mudar esse panorama, otimizando a rotina do síndico.

plano_de_aula

1- Contrate uma boa administradora de condomínio

A contratação de uma boa administradora é o primeiro passo para otimizar sua rotina como síndico. A administradora será fundamental para te dar apoio para todas as tarefas, além de fazer toda a contabilidade, gestão de recursos humanos, cobrança e fornecer apoio legal. Busque referências com outros síndicos e conheça pessoalmente a estrutura da administradora.

Algumas administradoras oferecem o serviço de síndico profissional que poderá realizar todas as tarefas de atribuição do síndico. Recomendamos esse tipo contratação quando a complexidade de gestão do condomínio exige uma dedicação integral ou quando o síndico viaja muito ou não possui tempo disponível suficiente para cuidar da administração do Condomínio

2- Estabeleça horários definidos

É bem comum que, sendo síndico, você tenha que lidar com todo tipo de ocorrência nas mais diversas horas do dia. E isso pode acontecer até mesmo depois de um dia cansativo de trabalho, enquanto você recupera suas energias. Tal situação, se recorrente, acaba prejudicando sua qualidade de vida. Nesse sentido, uma forma de otimizar a rotina é estabelecer horários e dias definidos para cuidar de suas funções como síndico, período também em que os condôminos poderão procurá-lo para tratar de quaisquer assuntos. Com essa tática, você conseguirá resolver os problemas diretamente com as pessoas envolvidas, o que reduz o tempo gasto com a busca por soluções. Só vale ressaltar um detalhe: garanta também que os moradores possam fazer suas reclamações e solicitações junto a um livro específico no caso de você não estar disponível. A utilização da administradora do Condomínio para centralizar e organizar essas reclamações e solicitações também é um caminho que pode ser seguido.

3- Fique por dentro da legislação

Um bom síndico deve constantemente se atualizar sobre as mudanças da legislação para evitar tomar atitudes equivocadas. Além disso, ao se manter muito bem atualizado sobre as regras que regem a administração de condomínios e o uso de imóveis em geral, também é possível evitar problemas como multas ou fiscalizações em geral. Fora isso, a legislação também é importante para garantir que todos os seguros estejam em dia. Com isso, todo o prédio fica devidamente protegido.

4- Regulamento Interno claro e abrangente

A lógica é simples: sua rotina se tornará muito melhor e mais fácil se as regras dentro do Condomínio estiverem claras e abrangentes. Para isso é fundamental existir um Regulamento Interno detalhado, englobando o máximo de situações possíveis de forma que a sua necessidade de arbitrar eventuais conflitos fique restrita a situações de exceção. Quanto menos você tiver que lidar conflitos, menor o seu stress e mais eficiente a sua rotina nas tarefas do Condomínio. O Regulamento Interno deve prever medidas disciplinares no caso de descumprimentos das regras e deve ser amplamente divulgado e aprovado em Assembléia para que não haja nenhum argumento contrário a sua validade.

Caso exista alguma necessidade de arbitragem de  conflitos é importante buscar resolver toda e qualquer pendência de maneira eficiente e imparcial. Se dois condôminos estão em algum tipo de entrave ou desacordo, por exemplo, que tal se reunir com ambos para conhecer a história de cada um, sem tomar partes? Tomando essa conversa como base, você poderá tomar uma atitude que seja o mais benéfica possível para ambas as partes, de modo a evitar que o problema se prolongue ou mesmo tome uma proporção ainda maior. O mesmo vale para discussões e conflitos nas assembleias: o quanto antes quaisquer disputas forem solucionadas, menos impactos causarão em seu dia a dia.

5- Procure se manter organizado

Para aprimorar a rotina do síndico, também é importante manter a organização. É o caso de deixar sempre em dia as atas de assembleias, as decisões aprovadas, os orçamentos estabelecidos e toda a documentação da equipe do edifício, por exemplo. Lembre-se de que quanto mais organizado você for, menos esforço terá que empreender posteriormente para encontrar informações importantes. Isso sem contar que menores serão as chances de cometer erros por pura falta de informação disponível. Nesse contexto, como você poderá focar nas funções mais importantes de um síndico, o dia a dia ficará mais leve.

6- Saiba delegar tarefas

Embora o síndico seja o administrador principal e o maior responsável pelo bom funcionamento do edifício como um todo, é muito importante saber delegar tarefas para otimizar a rotina. Defina um corpo de Conselheiros, junto a outros moradores, e defina Comissões com autoridade de decisão. Recomendamos a existência de no mínimo um Conselho de Segurança, um Conselho Financeiro e um Conselho de Patrimônio e Manutenção.

Guarde o seguinte: delegar não significa transferir a incumbência e se eximir da responsabilidade, mas sim garantir que cada pessoa fará sua parte. Se você centraliza todas as tarefas, além de sobrecarregado, será um síndico pouco eficiente, pois não conseguirá atuar nas áreas realmente mais importantes para o bem de todos os condôminos.

7- Comunique-se do jeito certo

As reclamações e exigências de prestação de contas que chegam até você diminuirão consideravelmente com o investimento em uma comunicação de qualidade e que alcance todas as pessoas do condomínio. Apostar na comunicação adequada é, portanto, indispensável para aperfeiçoar a rotina e garantir máxima satisfação dos condôminos com seu trabalho. É o caso, por exemplo, de enviar balancetes para prestar contas e fazer informes que sejam de interesse de todos os usuários. Fixar regras de maneira clara e comunicar as decisões tomadas em assembleias também são formas ativas de melhorar as tarefas usuais, pois diminuem a necessidade de repetir individualmente os informes para cada condômino.

8- Terceirização dos serviços

Parte da dificuldade da rotina de um síndico está ligada à necessidade de administrar equipes com funções diferentes, como o time da limpeza ou da segurança do edifício. Mas isso não significa que a tarefa precise ser sempre complicada. A verdade é que terceirizar serviços pode facilitar bastante sua rotina. O fato de não haver vínculo empregatício, por exemplo, já torna tudo mais simples e eventualmente até mesmo mais barato. Além disso, a questão de as equipes sempre disporem dos equipamentos e conhecimentos necessários para executar as tarefas adequadamente também diminui a pressão de manter um controle tão estrito, o que termina otimizando seu dia a dia.  Você poderá contar com a equipe de supervisão da empresa terceirizada para inspecionar, treinar e motivar os funcionários de segurança, portaria, limpeza e manutenção.

Por essas e outras, definitivamente vale considerar a terceirização de serviços com empresas confiáveis como uma forma de simplificar sua atuação como síndico, permitindo que você foque em outras questões mais importantes para a boa administração do condomínio.

Para otimizar suas tarefas usuais como síndico, é especialmente importante que você tenha uma boa administradora, estabeleça horários definidos para sua rotina e se mantenha sempre atento à legislação em geral. Além disso, você também deve se preocupar em desenvolver um bom Regulamento Interno, precisa se manter organizado, delegar tarefas e se comunicar do jeito certo. Um dos maiores impactos positivos, entretanto, é causado quando você considera a terceirização de alguns serviços, especialmente segurança e limpeza de modo a tornar toda a administração mais fácil. Fonte: aster.com.br

Sinalizador-de-Garagem-Led45 beatek

Gostou?

compartilhar-facebook

Dicas simples para economia de energia

Economia_Energia-562x270

Todo mundo gosta de economizar. Para gastar menos com a conta de luz, você precisa consumir energia elétrica de forma eficiente. Isso significa evitar o desperdício, assegurar a manutenção de sua rede elétrica e optar por equipamentos que consomem menos energia. Confira abaixo dicas simples, e desta forma você economiza e também contribui para a preservação do meio ambiente.

• Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Estas duram mais e utilizam menor quantidade de energia;

• Não deixe a luz acesa em cômodos desnecessariamente;

• Pinte as paredes internas e os tetos da casa com cores claras. Elas refletem e espalham a luz para todo o ambiente;

• Aproveite ao máximo a luz do dia deixando cortinas e portas abertas. Em caso de mesas de trabalho e de leitura, coloque-as próximas às janelas;

• Deixe os globos e lustres transparentes sempre limpos para aproveitar ao máximo a potência das lâmpadas;

• No caso dos aparelhos de ar-condicionado, mantenha os filtros sempre bem higienizados;

• Use o termostato do ar-condicionado para regular a temperatura e evitar a sobrecarga do aparelho;

• Máquina de lavar roupa e ferro de passar consomem bastante energia. Portanto, tente usá-los quando houver bastante roupa acumulada para realizar o trabalho de uma única vez;

• Evite deixar aparelhos eletrônicos em stand-by. Apesar de desligados, esse modo pode representar um gasto mensal de até 12%;

• Evite colocar o fogão e a geladeira próximos um do outro. Eles podem interferir no consumo de energia;

• Mantenha a borracha de vedação da geladeira sempre em bom estado;

• Regule a temperatura da geladeira no inverno, ajustando o termostato para evitar desperdício de consumo;

• Quando viajar, desligue a chave geral da casa para não gastar energia com coisas desnecessárias.

Consumo consciente é mais eficiente. Pratique! Fonte: atitudessustentaveis.com.br

Sinalizador-de-Garagem-Led45 beatek

Gostou?

compartilhar-facebook

Como usar o GoogleDocs em sala de aula

O Google Docs, também conhecido como Google Drive é da mesma família da maior ferramenta de busca disponível na web. O Google hoje, deixou de ser apenas um buscador para tornar-se um “paraíso da Web 2.0“.

O GoogleDocs originou-se de dois produtos separados, adquiridos e modificados pelo Google: o Writely, um processador de textos colaborativo que pode rodar a partir da web, e o Google Labs Spreadsheets, uma planilha de cálculos também colaborativa e que pode rodar a partir da web. Assim começava a nascer o GoogleDocs, em 2006. Posteriormente foram incluídos um gerador de apresentações de slides e, mais recentemente ainda, a possibilidade de armazenar e compartilhar todo tipo de arquivo em 1 Gb de espaço de armazenamento gratuito.

GoogleDocs em sala de aula
GoogleDocs em sala de aula

Assim, hoje o GoogleDocs consiste em um pacote de programas de escritório semelhante ao Office da Microsoft ou ao BrOffice da Sun, com o diferencial de que é gratuito, online e permite a colaboração na edição dos documentos. Além disso os “docs” do GoogleDocs são compatíveis com os demais pacotes de ferramentas para escritório, podendo ser salvos, lidos e editados por qualquer um deles. Para acessar e poder usar o GoogleDocs basta ter uma conta no Google.

Como usar o GoogleDocs nas práticas escolares cotidianas?

Há uma infinidade de possibilidades de uso pedagógico ou de suporte às atividades do professor com o pacote gratuito de escritório do GoogleDocs. Abaixo segue algumas sugestões:

1. Uso do editor de texto

o editor de texto do GoogleDocs, além do óbvio uso como editor de textos mesmo, também permite a criação de textos compartilhados. Assim, por exemplo, o professor pode propor a criação de textos de forma colaborativa por equipes de alunos e criar um doc compartilhado por todos de uma mesma equipe e pelo professor. O GoogleDocs permite que até dez pessoas editem um documento simultaneamente e esse documento pode ser compartilhado com até 200 pessoas. Essa possibilidade de uso e edição compartilhada é útil para, entre outras possibilidades:

  • propor produção de textos colaborativos;
  • propor a realização de trabalhos em grupo;
  • criar glossários dinâmicos.

sinalizadores

2. Uso das planilhas eletrônicas

as planilhas eletrônicas também podem ser compartilhadas e editadas simultaneamente, o que permite usos parecidos com o do editor de textos e outros mais apropriados para as funcionalidades de uma planilha, como a disponibilização de notas e mesmo de uma lista de presença que pode ser preenchida pelo professor e disponibilizada instantaneamente para os pais dos alunos ou para a secretaria da escola. Outros usos possíveis são:

  • disponibilizar atividades que possam ser realizadas com o uso de planilhas eletrônicas. Esse caso é especialmente interessante para a disciplina de matemática, pois além de possibilitar uma melhor compreensão da aritmética e da álgebra, também permite a criação de gráficos e a compreensão de seu funcionamento;
  • os gráficos gerados a partir das tabelas também são especialmente interessantes para disciplinas que os utilizam bastante, como a física, a biologia e a geografia;
  • uso como “banco de dados”, pois as planilhas eletrônicas permitem armazenar dados de forma organizada, recuperá-los de forma simples e manipulá-los de forma automatizada, mesmo em se tratando de muitos dados.

3. Uso de apresentações de slides

as apresentações de slides são particularmente interessantes como ferramenta de apresentação de conteúdos, informações e esquemas didáticos com um visual atraente. O GoogleDocs permite também que se faça edição colaborativa dessas apresentações e que elas sejam compartilhadas online. Algumas possibilidades de uso para as apresentações de slides são:

  • produção de conteúdos didáticos pelo professor, esquemas didáticos e resumos;
  • produção e apresentação de trabalhos pelos alunos (lembrando que a edição compartilhada facilita o trabalho colaborativo de grupos de alunos);

4. Uso dos formulários online

os formulários online do GoogleDocs estão associados à planilhas e constituem um meio simples e rápido de coletar informações, gerar apresentações gráficas e análises estatísticas de dados. Alguns usos possíveis:

  • produzir questionários sócio-econômicos dos alunos;
  • produzir diagnoses e pesquisas com os alunos ou com os pais, pois os formulários podem também ser acessados da casa dos alunos;
  • produzir pequenos testes e provas, ou atividades que os alunos possam realizar de forma autônoma e fora da escola.

Grande parte da documentação do professor (caderneta escolar, listas de chamada, planejamentos, etc.) pode ser colocada na Internet e compartilhada publicamente. Pesquisas, diagnoses, testes e avaliações podem ser gerados e depois utilizados diretamente pela Internet. Os alunos podem produzir trabalhos de forma colaborativa e usar as ferramentas de um pacote completo de escritório mesmo que os seus computadores não possuam nenhum. Até mesmo a própria secretaria, a coordenação e a direção da escola podem usar essa ferramenta web 2.0 para produzir, disponibilizar e compartilhar documentos (como o horário de aulas, o calendário escolar, etc.), e com a vantagem de não ter que hospedar esses documentos localmente.

O GoogleDocs permite atualmente que qualquer tipo de arquivo seja armazenado nele e compartilhado na web. Isso nos possibilita criar uma biblioteca compartilhada a partir de uma pasta pública. Além disso, a estrutura dessas pastas tem a mesma apresentação da estrutura de pastas de um HD de um computador comum e facilidades como “arrastar e soltar”, “copiar e colar”, etc. Resumindo: é tudo muito intuitivo e prático.

Também vale lembrar que tudo está em português e que o sistema de ajuda do GoogleDocs é muito bom.

Se você ainda não usa o GoogelDocs e outras ferramentas web 2.0 de produtividade, talvez esse seja o momento de começar a usá-las. A aprendizagem é rápida e não requer nenhum tipo de curso ou formação específica.
Fonte: professordigital.wordpress.com -com alterações

Gostou?

compartilhar-facebook

Planejamento de Aula – Dicas para Professores

Se muitos pensam que ser professor é somente estar na sala de aula, estão todos muito enganados. O trabalho do professor se estende por horas de pesquisa e planejamento para levar aos alunos aulas cada vez mais dinâmicas e atividades educativas com mais engajamento.

plano_de_aula

Pensando nisso nós da BEATEK trazemos essas dicas de organização para os professores que querem transformar a rotina de trabalho, e levar para a sala de aula algo diferente. Descubra a seguir dicas para melhorar seu plano de aulas:

Organização do Material

Mantenha os documentos, materiais em algum lugar onde você possa acessar facilmente. Carregar papel pode já não ser a melhor solução, então recomendamos que use um pendrive ou crie um bloco de notas online, em breve postaremos aqui um tutorial de como usar o Google Docs para isso, dessa forma você acessa e compartilha conteúdos facilmente. Organize os arquivos em categorias diferentes como calendário, plano de aulas, informações da classe, apresentações para alunos. Conforme suas necessidades, você pode criar novas pastas e tópicos.

Plano de Aulas

Estabeleça um padrão para o plano de suas aulas e atualize-o sempre que necessário. Apresente aos alunos e organize a matéria no quadro para que os eles também se organizem. Anotar em um canto do quadro as próximas datas importantes (trabalhos, provas). Sempre escrever o título da matéria, em que aula está, data e, se estiver inspirado(a), um pequeno sumário da aula. Encare o quadro como se fosse uma apresentação: as informações devem ser claras e sucintas. Você pode criar materiais online, apresentar o conteúdo em aula e depois simplesmente compartilhar com os alunos.

sinalizadores

Comunicação

Sempre bom ter uma comunicação clara com os alunos, para isso, mantenha-se sempre dentro da proposta inicial apresentada no plano de aula, comunicando-os de todos estágios já avançados e o que ainda resta alcançar.

Calendário de Atividades

Crie categorias de atividades e tarefas como por exemplo: Plano de Aula, Atividades para corrigir, atividades para compartilhar. Criando listas você terá mais controle sobre tudo o que deve fazer e também priorizar as atividades.

Crie um cronograma de trabalho organizado de demandas e horas de trabalho, veja algumas dicas:

1. Determine o número de horas que terá para cada atividade durante o dia e a semana. Seja realista e busque equilibrar sua rotina incluindo atividades de lazer e tempo de descanso.
2. Escolha o melhor horário, de dia ou à noite e determine o horário de início e fim, com disciplina fica mais fácil se organizar.
3. Divida o ciclo de acordo com atividades que tem até atingir a sua meta.
4. Refaça o ciclo semanalmente assim a rotina não ficará cansativa.

Avaliação Pessoal

O ano letivo é dividido em ciclos, ao finalizar cada um, além de avaliar o rendimento de cada aluno, não deixe de avaliar como foi o seu, se alcançou seus objetivos e metas, se conseguiu seguir o plano de aula proposto e apresente aos alunos a linha que foi traçada com eles do início ao fim. Isso mostra com transparência todo o plano proposto e compromisso dos envolvidos para que o alcance das metas.

Limpeza de Ciclo

Não se esqueça de planejar uma limpeza ao finalizar cada ciclo. Esse é o momento que você irá rever os materiais que lhe são úteis, dedicar um tempo maior a pesquisa, deixar mais espaço para atividades que são realmente produtivas. Enfim, organizar o calendário para um novo ciclo. Aproveite uns dias das férias e comece o planejamento das aulas. Fonte: qinetwork.com.br -com alterações

Gostou?

compartilhar-facebook

Ecommerce BEATEK: Entramos no mercado online

Estamos passando por um momento econômico não muito favorável para todos, para reduzir os impactos e tentar mudar este cenário, a BEATEK acaba de entrar no mercado online.

A cada dia que passa o mercado vai se transformando e os brasileiros interessados por compras pela internet aumentando, pois é perceptível as facilidades, agilidade e segurança, sem falar que é muitas vezes até mais econômica que as lojas convencionais. E graças às funções mobile, disponíveis nos smartphones, é possível adquirir produtos mesmo estando em casa, no escritório, na praia; basta um computador, tablet ou celular estar conectado à internet para encontrar o e-commerce de seu interesse. Entendemos que tudo hoje está baseado nas pessoas, pelos seus hábitos e capacidade de interação, tanto no offline como no online. Como as pessoas estão passando muito tempo no online, precisamos nos adaptar e se fazer presente neste ambiente também, para que possamos ser lembrados com a solução completa e necessária para aqueles necessitam de algum produto do nosso segmento de atuação.

Enfim, por este motivo, a BEATEK dispõe hoje de uma completa loja virtual com  diversas opções de pagamento e variedade em produtos, para conhecer acesse www.beatek.com.br/loja e confira. Continuaremos atendendo em nossa loja física e televendas, sendo assim, você terá diversas formas de chegar até nós e adquirir nossos produtos.

Gostou?

compartilhar-facebook

Curta nossa Fanpage >>>